Vantagens e desvantagens do ADSL
Vantagens
Oferece a possibilidade de falar ao telefone enquanto navegar a Internet, porque a voz e os dados funcionam em bandas separadas pela própria tecnologia ADSL e por filtros físicos (divisores e micro filtros).
Ele usa a infraestrutura existente da rede telefónica básica. Vantajoso, tanto para as operadoras que precisam fazer contenção de custos com a implementação dessa tecnologia, quanto para os usuários, já que o custo e o tempo necessário para disponibilizar o serviço são menores que se o operador tivesse que realizar trabalhos para nova infraestrutura.
Oferece velocidade de conexão muito mais rápida, que a obtida discando a Internet; de fato, a “discagem“ não é feita de forma comum, mas é conectada de forma independente na conexão de voz tradicional. Este é o aspecto mais interessante para os usuários. Na grande maioria dos cenários, é a tecnologia com a melhor relação velocidade e preço.
Cada circuito entre o assinante e a central é único e exclusivo para esse usuário. Ou seja, o cabo de cobre que sai da casa do assinante chega à planta sem ter sido adicionado e, evita gargalos por canal compartilhado, o que ocorre em outras tecnologias, que usam o mesmo cabo para vários assinantes (por exemplo: o modem a cabo).
Desvantagens
Nem todas as linhas telefónicas podem oferecer esse serviço, porque há demasiada qualidade na troca, tanto no ruído quanto na atenuação, a distância da troca, são mais rigorosas do que para o serviço telefónico básico. De fato, o limite teórico para serviço aceitável é equivalente a 5,5 km de comprimento da linha; o limite real é geralmente da ordem de 3 km.
Devido aos requisitos de qualidade do par de cobre, o serviço não é económico em países com pouca ou má infraestrutura, principalmente se compararmos com preços de outros países as infraestrutura mais avançada.
A qualidade do serviço depende de factores externos, como interferência no cabo ou distância da central, pois não há repetidores de sinais entre ele e o modem do usuário final. Isso faz com que a qualidade do serviço flutue, causando em alguns casos cortes e / ou diminuição do fluxo. Existem milhares de fontes de interferência electromagnética, na água e nos motores eléctricos. Através das instalações internas do cliente da corrente eléctrica ou dos fios de música. Esse problema não existe na fibra óptica, onde a luz do laser é transmitida em um meio protegido por uma cobertura opaca, uma vez que a luz é imune à essas interferências.
As suas capacidades de transmissão são muito inferiores às outras tecnologias, como HFC ( fibra híbrida coaxial), comummente chamada de cabo coaxial ou fibra óptica.