França multa o Google por abuso de monopólio nos negócios de publicidade on-line
A autoridade reguladora do país impõe uma multa de 150 milhões pelas regras “opacas e difíceis“ para entender o que o Google Ads usa.
O Google foi multado em 150 milhões de euros em França por causa da sua publicidade na Internet num momento em que todos os órgãos reguladores da Europa criticam as práticas comerciais da gigante da tecnologia.
A autoridade francesa determinou que o Google, abusou da sua posição dominante nas pesquisas ao estabelecer “regras de operação opacas e difíceis de entender“ para a sua plataforma de publicidade do Google Ads, aplicada de forma injusta e aleatória. É a primeira vez que a autoridade da concorrência em França multa o Google, a sua presidente, Isabelle de Silva, disse a vários jornalistas numa entrevista colectiva em Paris.
Embora a multa seja uma fracção da receita da Google, a empresa teve vários confrontos com autoridades Antitruste na Europa. No início desta semana, várias autoridades do Reino Unido propuseram separar as operações do servidor de publicidade do Google do resto dos seus negócios como uma maneira de neutralizar o poder que eles possuem na rede. A líder Antitruste da União Europeia, Margrethe Vestager, multou a gigante da tecnologia dos EUA em 8,2 biliões de euros em três investigações nos últimos dois anos.
“O Google tem que fazer melhor do que qualquer empresa“, disse De Silva. “As regras não eram apenas muito difíceis de entender“, mas também “mudavam o tempo todo, de um mês para outro“ sem comunicação clara do Google, o que tornava muito difícil para os anunciantes entenderem o que podiam e o que não podiam fazer.
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De Silva explicou que o caso francês pelo qual a tecnologia agora foi multada foi motivado pela Gibmedia depois que a sua conta de publicidade on-line foi suspensa em 2015. Autoridades analisaram a maneira pela qual as empresas de tecnologia dos EUA colectam e exploram os dados para competir no sector de publicidade ‘online’.
O Google disse que vai recorrer dessa decisão, argumentando que as suas políticas de publicidade foram projectadas para proteger as pessoas de “anúncios abusivo e exploradores“.
“A Gibmedia estava a publicar anúncios em sítios web que induziam as pessoas a pagar por serviços como (facturação) pouco claro“, afirmou a empresa em Mountain View, Califórnia, em comunicado. “Como não queremos esse anúncio nos nossos sistemas, suspendemos a Gibmedia e renunciamos à receita de publicidade para proteger os consumidores“.
O Google também recebeu ordens para esclarecer as regras do Google Ads e explicar o procedimento usado para suspender as contas. Precisará estabelecer medidas para impedir, detectar e lidar com violações das regras do Google Ads. A decisão da autoridade francesa também deve ser exibida nas páginas iniciais do google.com.br e do google.com.br durante uma semana.
De Silva explicou que a autoridade francesa entraram em contacto com o Google por causa de problemas com a sua publicidade on-line desde 2010. Apesar de algumas promessas feitas pela empresa, “houve muito pouco progresso nos pontos levantados“ nove anos atrás. “O Google estava particularmente ciente do que era esperado“. Os reguladores explicaram à empresa como aplicar as regras da publicidade em rede, incluindo uma explicação para as empresas para evitar o fecho “brutal e injustificado“ das contas de publicidade.
A multa é a terceira maior penalidade de abuso de monopólio em França desde 2009. Os reguladores franceses estão a investigar o Facebook separadamente após uma denúncia da Criteo